sábado, 31 de março de 2012

Projetos para o futuro

Sonha quem acredita em seu potencial. Quem sabe o que quer, persegue seus desejos, os leva adiante e só se aquieta quando os alcança.
Às vezes o percurso é longo; outras, nem tanto. Quando conquistamos uma etapa do que desejamos, ficamos tão contentes que a vontade é de sair espalhando nosso sonho aos quatros cantos do mundo. Calma aí!
Preserve-se. Dividir o seu sonho antes que ele torne-se realidade pode não ser tão legal. É que colegas e amigos talvez não acreditem que você conseguirá levar os seus planos até o fim. O que certamente não lhe fará bem. Isso não será por mal: simplesmente os outros não estão vendo aquilo que para você está tão claro.
Mas se deseja compartilhar informações acerca de seus projetos, pois afinal ideias crescem e se desdobram quando as dividimos, escolha pessoas de confiança. Ou seja, gente que você sabe que guardará segredo e que compartilha do mesmo ponto de vista de você.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Prato de flores

Elas estão presentes nas feirinhas de produtos orgânicos e nas gôndolas dos supermercados. Tornaram-se cada vez mais comum nas feiras e podem ir daí direto para a sua mesa, mas precisamente para o seu prato. Sim, elas são comestíveis e cada vez mais ganham a simpatia de quem gosta de uma mesa decorada com um toque de delicadeza.
Capuchinha, amor perfeito, calêndula, rosa, flores de manjericão e de tomilho. Essas são algumas das opções de flores indicadas para ingestão. Buquês floridos dão o toque de cor em saladas verdes ou pratos de arroz, por exemplo.
Mas, um cuidado importante: Não pense em comprar flores para comer em floriculturas.  Cultivadas com o intuito de ornamentar, essas recebem fertilizantes que não devem ser ingeridos. Procure pelas espécies que, em supermercados e feiras, são ofertadas enquanto alimento. Ou melhor: alimento para o corpo – e para a alma.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mente vazia, coração cheio

Osho foi um guru indiano nascido em 1931. Considerado um mestre, ele ficou conhecido em todo o mundo por incentivar práticas de aquietar a mente. Segundo ele, nossas mentes estão sempre divididas. Em outras palavras, nunca estamos vivendo o momento presente.
Por exemplo: enquanto você dirige, no que pensa? Talvez no momento em que terá que buscar o seu filho na escola. E quando chega hora de encontrá-lo, onde está a sua cabeça? No trabalho, nos prazos, nas compras! Por isso, Osho aconselhava aos seus seguidores que, simplesmente, colocassem o pensamento no momento presente.
Faz todo sentido. O gesto, além de fazer você poupar sua energia, vai ajudar você a executar com mais eficiência o que tem que ser fazer agora, mesmo que seja uma tarefa simples – como lavar pratos.
À noite, quando a casa silenciar e o momento for o de descansar, nada melhor então do que se entregar apenas a essa atividade: o repouso. Então, nada de aproveitar o escurinho do quarto para pensar nos problemas do dia – que, aliás, já acabou.
Acalme de vez a sua mente. Osho ensinava uma técnica simples: concentre-se na sua respiração, no percurso do ar em seus pulmões. E quando os pensamentos aparecerem, não se apegue a eles. Deixe que passem como um filme que muda de cena. Aos poucos e com prática, você perceberá que sim, é possível apaziguar o fluxo de nossa cabeça e encher o coração de paz – para seguir, de forma mais serena e saudável, no dia seguinte.
Vai um açaí?

De longe, o açaí lembra uma jabuticaba miúda. Mas, ao tocá-lo, parece um coquinho. A fruta se ramifica em cachos nos pés do açaizeiro, uma palmeira com cerca de 25 metros de altura e que brota nas regiões ribeirinhas da Amazônia.
Existe uma refeição interessante açaí no Pará, come-se açaí com peixe frito. No Pará, come-se açaí com peixe frito. Essa é umas das iguarias servidas no famoso Mercado Vê o Peso, em Belém. Em outras regiões no Brasil, o suco de açaí é preparado doce e gelado, tal qual sorvete numa tigela.
No verão, essa é uma das bebidas prediletas de quem pratica esportes – e, portanto, se cuida. Faz todo sentido. A cor roxa da fruta é uma das substâncias que conferem a ele a capacidade de combater os radicais livres, moléculas que prejudicam as células do nosso corpo. Ou seja, comer açaí ajuda a prevenir o câncer.
Além disso, a fruta também impressiona pela sua quantidade de cálcio e fósforo, minerais que atuam no fortalecimento dos nossos ossos. O único problema dessa frutinha poderosa é conter alto teor de gordura – mas gordura boa, que faz bem para o coração. Por isso especialistas recomendam não mais do que o consumo de um pote pequeno (300ml) do suco de açaí por dia.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Você sabe o que é a síndrome do ovário policístico?

A síndrome do Ovário Policístico (SOP) atinge cerca de 20% das mulheres, mas seus indícios podem passar despercebidos por muitas delas. Apenas 10% dos casos apresentam sintomas fáceis de identificar, como alteração no ciclo menstrual, acne, aumento na quantidade de pelos pelo corpo ou queda de cabelo. Normalmente, manifesta-se durante a adolescência ou na juventude e deve ser diagnosticada por um ginecologista, por meio de exame ultrassom ou de sangue.
Assim que identificado o problema, o tratamento deve ser iniciado em seguida para evitar o risco de resistência da doença à insulina, além de problemas cardiovasculares ou câncer no endométrio. A ginecologista Dra. Patrícia de Rossi explica que é muito importante consultar-se sempre com um médico para identificar problemas como esse e evitar seus riscos. “O tratamento consiste na regularização da menstruação por meio das pílulas anticoncepcionais e do hormônio progesterona. Para amenizar problemas como a acne, um dermatologista pode ser consultado. Mas o ginecologista especializado em questões hormonais é o mais indicado para o diagnóstico e tratamento da doença de fato”, orienta.
Ela explica, ainda, que existe diferença entre cisto no ovário e ovário policístico. “O cisto normalmente é maior e apresenta, no máximo, dois no ovário. No caso da SOP, os cistos são menores e mais numerosos.” A Dra. chama a atenção, também, para outro sintoma, a obesidade. “Tratando esse sintoma com dieta e atividade física, é possível regularizar a menstruação e a ovulação em alguns casos.” O importante é estar atenta e manter a regularidade nas consultas ginecológicas para identificar problemas como esse e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

Dica

A vida está confusa demais? Existem dias que o mundo parece estar de pernas para o ar? Junte-se a ele! Ficar de ponta cabeça melhora o raciocínio, a criatividade e a memória. Por isso mesmo, os exercícios de ioga contemplam tanto essa posição. Mas não vá fazer estripulias sem treinamentos. Experimente, por exemplo, deitar de costas no sofá ou na cama. Então, largue suavemente a cabeça para fora, em direção ao chão, observando o mundo de cabeça para baixo. 

Candidíase: como prevenir e tratar

Inflamação que ocorre na vagina, a candidíase é causada por um fungo que já habita a nossa flora vaginal. Quando temos uma baixa em nossa imunidade física, esse fungo se expressa em desequilíbrio, causando irritação. As grávidas, por exemplo, cujas defesas estão mais vulneráveis, dificilmente irão escapar de uma candidíase durante a gestação.
A umidade característica da região íntima feminina favorece a presença desse fungo. “Por isso mesmo, uma das formas de prevenir a candidíase é arejar essa região”, adverte a médica ginecologista Patrícia de Rossi. No verão e nos dias quente, privilegie o uso de saias e vestidos.
A boa notícia é que a candidíase não é uma doença grave. Os sintomas são fáceis de serem reconhecidos: coceira, ardência, além de um corrimento semelhante a leite coalhado. “Dores durante as relações sexuais também são comuns”, explica Patrícia de Rossi. Quando aparecerem esses sintomas, “não hesite nem espere, procure o seu médico ginecologista”, adverte. Diagnosticada a candidíase, ele irá tratá-la, receitando o uso local de uma pomada que fará os incômodos desaparecerem rapidamente.

 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Yoga: 

quando se trata de yoga, deve-se evitar alimentos que provocam desconforto no estômago enquanto o corpo é retorcido. "É melhor não comer de duas a três horas antes da aula", aconselhou o professor de yoga Nikola Ellis, diretor de Adore Yoga, em Sydney, na Austrália
Musculação e pilates: 

ao se preparar para tais exercícios, é preciso equilibrar proteínas e carboidratos. "Carboidratos movem o músculo, enquanto as proteínas fornecem a estrutura", disse Watson. Se a pessoa ficar cansada durante ou após o treino, precisa proteína e um lanche de carboidratos, como frutas e iogurte
Estudo indica que a felicidade aumenta depois dos 45 anos  

A imagem do "velho carrancudo" pode não corresponder à realidade como muita gente pensa. Um estudo da Universidade de Warwick indica que, apesar de a qualidade física inevitavelmente decair conforme os anos passam, a satisfação mental aumenta a partir dos 45 anos. Os dados são do site Daily Mail.
Foram analisados os estilos de vida de mais de 10 mil pessoas nos EUA e no Reino Unido, colocando em questão fatores como percepção geral da saúde, dores, sociabilidade e saúde mental. Foi observada uma curva em "U", na qual a felicidade atinge seu mínimo aos 45 anos, para depois apenas crescer.
Para Saverio Stranges, pesquisador que comandou o estudo, a felicidade pode aumentar a partir dessa idade porque as pessoas lidam melhor com as dificuldades do que os jovens, não se deixando afetar tanto. Algo como uma habilidade de "suportar". "Pessoas mais velhas lidam melhor com as dificuldades e fatos negativos. Também pode ser por terem menos expectativas, não se pressionarem tanto na vida pessoal e profissional", disse ao site.

Dica

Tenha sempre um caderninho de anotações ao alcance das mãos. Teve uma ideia, um pensamento bonito, uma lembrança gostosa? Anote. Quando encher todas as folhinhas, você terá uma pequena coleção de bons momentos – todos seus – que podem ser, a qualquer momento, relembrados.

terça-feira, 13 de março de 2012

Saber ouvir

Tem gente especializada nisso: em escutar o outro. São os psicólogos, terapeutas e analistas. Esses profissionais são treinados no ofício de ouvir e buscar entender quem os procura para, então, poder ajudá-lo a superar traumas e a seguir em frente.
Sim, saber ouvir é uma prática, digamos, profissional. Mas trata-se também de uma virtude que todos nós podemos ter. Para tanto, basta estar disponível para quem precisa: seja um amigo ou amiga, um filho ou colega de trabalho.
O primeiro passo é doar o seu tempo ao outro. Ou seja, estar disponível. Segundo, é preciso silenciar e, então, ouvir as histórias alheias. Parece simples, não é? Mas para isso precisamos nos aperfeiçoar na arte de calar e nos concentrar naquilo que está nos sendo relatado.
Quando nosso amigo concluir o seu pensamento, aí sim é o momento de nós, que estamos ouvindo, nos manifestarmos. Para consolar, seja sincera. E use sua intuição, um atributo bastante feminino que pode ser explorado em momentos assim.
Há muita sabedoria e gentileza em saber ouvir. Pois, quando fazemos isso, estamos ajudando alguém a desfazer as causas que lhe trazem tristeza – que saem nas suas palavras. Além disso, existe algo muito especial nesse gesto: a troca.
Quando ouvimos quem precisa desabafar, não estamos apenas oferecendo aconchego e carinho a quem precisa. Ao escutarmos suas experiências, aprendemos a nos reconhecer nelas. É dessa forma que nos compreendemos melhor.

 

Respeite seu corpo e siga uma dieta balanceada com uma alimentação saudável.

De vez em quando somos surpreendidas com alguma fórmula mágica para emagrecimento rápido. É tentador. Já imaginou perder três quilos em uma semana só comendo uva? Ou apenas tomando sopa?
Bom, ok, os quilinhos extras somem rapidamente. Mas, com eles, se vão também nutrientes importantes que você precisa em seu cotidiano. Assim, além de mais magra, você ficará também fraca. Sem resistência, as defesas de eu organismo se abalam. É aí que se inicia o perigo: o seu corpo poderá muito rapidamente contrair uma doença gripe, por exemplo.  E fraqueza não é sinal de saúde.
Por isso, não se deixe levar pelos modismos que ditam novas dietas. Se deseja emagrecer, então procure balancear bem suas refeições e coma moderadamente. Talvez você não perca três quilos em uma semana. Mas certamente ao longo de alguns meses vai atingir a sua meta e, melhor, terá preservada uma alimentação saudável, que garanta os nutrientes que o seu corpo precisa para manter-se bem.
Para perder peso, alguns hábitos podem ser incorporados ao seu cotidiano, como por exemplo, substituir as massas comuns pelas integrais. Procure comer sempre carnes e peixes grelhados (e não fritos). Consuma bastante líquido e evite exagerar nos doces.
E se quiser seguir uma dieta, consulte um nutricionista. Somente ele poderá lhe indicar uma forma de perder quilos com segurança. E mais: esse profissional irá compor um cardápio que respeita seus hábitos alimentares, mas que ajuda a torná-la mais esbelta e também saudável.

 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Comidinha de rua

Faz sentido ir a Salvador e não comer um acarajé no bairro do Rio Vermelho? Não me volte de Florianópolis sem experimentar as ostras servidas no mercado municipal. Ah, em Belém, não descobriu o segredo da capital paranaense que não provou a combinação que só existe ali, no famoso Ver o Peso, de peixe frito com açaí.
Há comidas que representam a alma de uma cidade. Por isso, desbravar lugares, mesmo que seja o seu bairro, é provar das iguarias que só existem ali. E mais: além de exclusivos, esses quitutes costumam ser baratos. Pois o que importa é mais o seu sabor e a originalidade do que o luxo. Come-se em pé mesmo, trocando ideia com o dono da barraca sobre os assuntos mais diversos da vida.
É claro que se alimentar na rua não é a forma mais saudável de se fazer uma refeição. Mas, desde que esse gesto não se torne um hábito, não há problema nenhum nisso. Tem gente também que torce o nariz quando pensa em petiscar um espetinho, por exemplo, que esfumaça na calçada. Em geral, a maior preocupação é com a higiene.
Mas alguns cuidados podem ser seguidos na hora de escolher o que saborear por aí. Veja se o vendedor usa touca e luvas descartáveis. Se os alimentos estão bem guardados e não expostos sobre o balcão. Além disso, procure pelos vendedores mais conhecidos e que tradicionalmente marcam ponto da cidade. Certamente, não será em vão que ele terá fama e clientela há anos e mais anos.

 

A desagradável azia

Certamente já aconteceu com você. Quando abusamos de um determinado prato (uma feijoada, por exemplo) e fica aquela “queimação” na parte de cima da barriga é chato demais. Pois é, trata-se de uma azia. Esse mal tão comum em todas nós nada mais é do que o seu esôfago, canal que leva o alimento até o estômago, reclamando daquilo que você ingeriu.

Em geral, comidas gordurosas, condimentadas ou ácidas são as maiores vilãs. Em excesso, elas favorecem a acidez no estômago, que reflui para o esôfago. Esse por sua vez, fica com sua parede irritada, às vezes até inflamada, nos causando a sensação de queimação, que é a azia.
Especialistas são unânimes em afirmar que a melhor forma de tratar o incômodo é evitando-o. Para isso, basta se alimentar bem, evitando gorduras e frituras, maneirando nos condimentos. Não ingerir líquidos durante as refeições, principalmente refrigerantes, também ajuda – e muito.
Mas quando a azia der o ar de sua graça, não deixe que ela estrague o seu dia ou a sua noite. Você pode recorrer a um antiácido, remédio que tem a função de equilibrar a acidez estomacal. Se o problema persistir ou se tornar constante demais, está na hora de procurar um médico. Pois talvez o seu estômago já esteja sensível demais, e seu esôfago bastante inflamado, ambos precisando de cuidados especiais.

 

Sou mais eu

Já percebeu que nos dias em que você se sente confiante tudo acontece de uma forma melhor? Quando acordamos, digamos, com o pé direito, encontramos as melhores alternativas para resolver problemas no trabalho. Também não nos deixamos abater pelo trânsito, tampouco pela falta de cortesia de um atendente no banco. Tudo flui bem e temos um dia muito melhor.

Isso não acontece por mero acaso. Pelo contrário. Trata-se de um reflexo de sua estima que, olha que maravilha, está em alta. E quando isso acontece, o mundo parece sorrir para você.
Quando mantemos a estima lá em cima, estamos em sintonia com o nosso jeito de ser, de falar, de se expressar. Em outras palavras, estamos conectadas com a nossa personalidade, que é única. Assim, fazemos diferença em relação aos outros.
Além disso, conseguirmos executar bem as nossas tarefas, com a certeza de que estamos as fazendo bem. Desse modo, passamos segurança aos nossos chefes ou subordinados que vêem correspondida a confiança depositada em nós.
Filhos, marido, namorado, amigos e amigas também se sentem mais acolhidos quando acompanhados por alguém que está bem consigo mesma. Quem está ao nosso lado sente-se mais à vontade e, logo, também seguro. Pois isso, o sentimento de autoconfiança é muito importante: ele é contagioso. Quem está confiante contribui para que o outro também fique assim. E vice-versa.

 

sábado, 10 de março de 2012

Dica

Cultive uma horta. Latas de azeite ou de leite em pó podem ser reaproveitadas e servir de jarro para pés de manjericão, coentro e alecrim. Essas especiarias, plantadas cuidadosamente por você e dispostas em um cantinho próximo à janela da cozinha, vão deixar esse ambiente mais cheiroso e bonito. Além disso, receitas ficarão saborosas quando condimentadas com temperos frescos, retirados do novo canteirinho.

Na ponta das mãos

Há quem diga que quem tem áreas esbranquiçadas nas unhas é porque gosta de mentir. Isso é pura crendice popular. Machas, descamações e mudanças de cor na unhas podem ser um alerta do corpo sobre a falta de algum nutriente. Por isso, esteja atenta a um desses sinais.
Na grande maioria das vezes, partezinhas brancas nas unhas resultam de pequenas batidas ou atritos. Às vezes, manchas escuras, quase pretas, também são causadas pelo rompimento de um pequeno vaso sanguíneo do dedo. Nada disso é grave e tende a desaparecer em duas (ou mais) semanas.
Porém, quando as machas persistem, talvez seja o caso de procurar um dermatologista – no lugar de cobrir as unhas com esmaltes.
Especialistas alertam que zonas brancas nas unhas podem ser um sinal de anemia. Ou seja, o seu corpo pode estar com carência de ferro, um mineral importante para o funcionamento de nosso metabolismo.
Quando a unha está muito quebradiça ou descamando facilmente talvez seja um aviso de que o organismo está pedindo cálcio. Esse nutriente, encontrando nos alimentos derivados do leite, é importante para a sustentação de nossos ossos.
Por isso, esteja atenta às suas unhas. Pois, além delas serem sinônimo de charme feminino, elas trazem informações importantes sobre a nossa saúde.

 

Gostinho oriental

Não é de hoje que japoneses e chineses comem tofu. Desde tempos muito remotos os orientais incorporaram, muito sabiamente, o queijo feito a base de soja à alimentação. E isso só faz bem.
O tofu é uma excelente fonte de ácidos graxos, gorduras do bem que desempenham papel importante para o bom funcionamento de nossas células. Além disso, o queijo de soja contém cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para que nossos músculos e ossos se mantenham firmes.
Quer saber mais? O tofu também é rico em vitaminas B, D e E, que atuam na saúde da pele, defesas de nosso organismo e, até, na manutenção da memória e bom humor. Em outras palavras, quem come tofu pode ser mais saudável, bonita e feliz!
Há ainda outra vantagem em incorporá-lo ao seu cardápio alimentar: é facílimo de ser consumido. Disponível em prateleiras de supermercados, pode ser comido cru. Uma dica é temperá-lo com molho shoyo. Também fica uma delícia quando frito com óleo de gergelim.

 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dicas ajudam a ter abdômen sequinho

Confira a entrevista com a educadora física Esther Pinto, do Diabest

Você decidiu que neste verão vai entrar em forma para poder ir à praia sem aquela barriguinha? Ótimo, porque além de ficar com o corpo mais bonito, eliminar a gordura da barriga faz bem à saúde. Quem tem gordura na região abdominal tem maior risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. Para tornar seu plano fácil de executar, a educadora física Esther Pinto, do Diabest - Centro de Educação em Diabetes e Obesidade - dá as dicas e ensina alguns exercícios que você pode fazer em casa para fortalecer seu abdômen.

"Perder gordura no abdômen ou emagrecer requer, em primeiro lugar, uma alimentação com pouca ingestão calórica e aumento de gasto energético por meio de atividade física", ensina Esther. Se é esse o seu caso, o melhor conselho é fazer caminhadas em passo acelerado, correr, nadar ou andar de bicicleta, atividades que ajudam a queimar calorias.

O músculo reto do abdômen se contrai como um todo. Não existe a possibilidade de se dividir o músculo em "infra" e "supra", mas podemos executar movimentos diferentes para tornar o exercício mais atrativo. Para fortalecer os músculos do abdômen, Esther ensina um pouco do quê fazer:

1. Na posição deitada, com os pés no chão e os joelhos dobrados, leve a perna até a região do peitoral. Você pode levar as duas pernas ao mesmo tempo ou uma de cada vez. Para evitar pressão excessiva sobre a coluna, coloque as mãos embaixo das nádegas, o que diminui a curvatura nas costas. Pode-se começar com cinco a dez repetições e com o tempo chegar a 20.

2. Na posição deitada, com os pés no chão e os joelhos dobrados, coloque as mãos atrás da cabeça e eleve o corpo até chegar aos joelhos. Comece com cinco a dez repetições e evolua até chegar a 20.

3.

Com esses movimentos, toda sua região abdominal estará sendo trabalhada. A vantagem é que você também estará gastando mais energia e ajudando a equilibrar sua glicemia
Na posição deitada, fique de lado, com as pernas dobradas no ângulo de 90º. Levante um pouco a perna de cima, apoie-se no cotovelo e levante o corpo em direção ao joelho. Comece com cinco a dez repetições até chegar a 20. Mude de lado e faça o mesmo exercício.
Plástica: o segredo está na recuperação

A cirurgia plástica foi um verdadeiro sucesso. Você está tão ansiosa que não vê a hora de ir para casa, olhar no espelho e ver refletir a tão almejada imagem. Calma! Essa ansiedade é inimiga dos bons resultados. A prioridade deve ser a recuperação, assim, você poderá aproveitar muito mais o novo visual.
De acordo com o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral, mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, toda cirurgia implica num período de cicatrização, que pode ser reduzido quando as recomendações médicas são seguidas corretamente. “É fundamental comparecer em todas as consultas e às sessões de drenagem linfática. Também é válido se organizar antes da operação para não se estressar.”
Confira, abaixo, alguns cuidados que você precisa ter se pretende passar por alguma cirurgia plástica:
Controle a ansiedade. É importante conversar com o cirurgião plástico para conhecer as restrições e limitações de sua intervenção cirúrgica. Dessa forma, você fica ciente do tempo necessário para sua plena recuperação.
Ingestão de sal. Diminua a ingestão de sal no pós-operatório para evitar a retenção de líquidos e diminuir os inchaços.
Vitaminas. Só devem ser tomadas sob prescrição médica. O uso de vitaminas e de suplementos alimentares favorece a multiplicação celular, auxiliando o corpo a se recuperar mais depressa.
Uso de cintas de compressão. A utilização de cintas de compressão em determinadas cirurgias, como a lipoaspiração ou a lipoescultura, é de suma importância. O tempo de utilização varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada e com a experiência do cirurgião.
Mastigação lenta. Nos primeiros dias após um lifting facial, não é aconselhável movimentos exagerados com os músculos da face.
Drenagem linfática. Para diminuir o inchaço do rosto ou do corpo é recomendável sessões de drenagem linfática. A massagem auxilia a pele a retornar mais rapidamente ao seu estado natural e a diminuir os edemas, comuns a qualquer tipo de cirurgia.
Lipoaspiração abdominal. Após uma lipoaspiração abdominal evite permanecer sentada por muito tempo. O uso de calcinhas com laterais muito finas também não é recomendado, pois pode gerar dobras, como sulcos na região operada.
Travesseiros. Dormir com travesseiros altos durante as primeiras semanas após uma rinoplastia alivia o desconforto e ajuda a reduzir o inchaço do nariz.
Analgésicos e antiinflamatórios. Não utilize medicamento sem prescrição médica. Caso haja algum tipo de desconforto, converse com o médico.


Qualidades femininas no trabalho

Os maiores líderes do momento fazem as unhas e usam maquiagem. Duvida? Basta olhar para o Palácio do Governo, em Brasília, que, pela primeira vez, é comandado por uma presidenta (que, aliás, acaba de ser considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time). Esse é apenas um reflexo de outro dado interessante: além de a participação feminina ter aumentado muito no mercado de trabalho nos últimos tempos, o número de famílias chefiadas por elas também cresceu: 8% entre 2001 e 2009, de acordo com um estudo divulgado em março pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Ou seja, agora são aproximadamente 22 milhões de lares brasileiros tendo como chefe uma pessoa do sexo feminino.

A doutora em Psicologia Lois P. Frankel, reconhecida internacionalmente por sua competência como coach executiva, defende no livro Mulheres lideram melhor que homens (Editora Gente) que todas as mulheres são, naturalmente, líderes. E tem mais: ela diz que certas características exclusivas do sexo feminino fazem a diferença no novo conceito de liderança que as empresas buscam atualmente.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vitamina fortificante

Que tal turbinar seu dia com uma supervitamina à base de frutas e levedo de cerveja?

  • Para se refrescar neste verão, nada melhor do que buscar aliados no combate ao calor. Uma boa pedida são as vitaminas: práticas de fazer, nutritivas e saborosas. À base de leite e frutas, elas ganham força no cardápio leve e podem ser uma ótima combinação para hidratar. 
  • Ingredientes:
  • 1 colher (sobremesa) de levedo de cerveja
  • 4 colheres (sopa) de extrato de soja (leite)
  • 1 colher (sopa) de gérmen de trigo cru
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de morangos
  • ½ xícara (chá) de mamão
  • 1 banana pequena
  • 3 copos de água
  • Modo de preparo:
  • Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar gelo e servir.

Transforme o quarto do casal

Um ambiente tão íntimo e aconchegante como o quarto do casal pode se tornar ainda mais harmonizado com ideias criativas na decoração. Segundo a arquiteta Vanessa Trad, para começar a transformação do ambiente é preciso primeiro decidir qual a proporção da reforma. Será algo estrutural ou somente uma mudança na decoração? "Passada essa fase, alguns tópicos importantes têm que ser levados em consideração, como o espaço que se tem, o tipo de cama que será utilizada, as cores pretendidas e os objetos de decoração para o quarto", disse.
O quarto geralmente é um ambiente com várias funções, que tem que se adequar aos vários momentos do casal: dormir, namorar, ler, ver TV, entre outras coisas. Bem analisado o ambiente e aliado às tendências para decorar, ele fica mais aconchegante e ainda na moda.

 

Travesseiro, o melhor amigo

Acredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para dormir é de lado. Assim, a coluna fica longe das dores e os músculos também.

Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

De bruços, jamais!

A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

Até ele se aposenta

O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele. Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade (como espumas mais resistentes).

O tamanho também conta. É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.
Autoestima 

O convívio com outras pessoas que praticam esportes e as modificações que a atividade física promove no corpo, deixando-o mais forte e saudável, também influenciam na forma como você se vê no espelho. "O maior impacto acontece com pessoas que estavam muito acima do peso e passam a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes", afirma o educador físico Fábio Miranda, coordenador do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello. Além disso, as conquistas do esporte proporcionam muita confiança, o que tem interfere de forma positiva na Autoestima

benefícios do esporte para o seu bem-estar

O interesse inicial não varia muito: emagrecer, deixar os músculos durinhos ou, em raros casos, melhorar a flexibilidade são os objetivos da maioria dos alunos que começa a praticar alguma atividade física. O que poucos deles sabem - e que gera uma surpresa deliciosa conforme os treinos avançam - são os benefícios emocionais do esporte. "Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória", diz o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  

quarta-feira, 7 de março de 2012

Dieta Fácil Para Perder 5 Quilos

Aqueles que querem perder peso tendem a se cansar e abandonar a idéia de emagrecer. Assim, uma característica que deve ter uma dieta para emagrecer é simples e fácil de executar, para evitar desistir antes de começar. Portanto, há dietas que atendam a essas propriedades, e pode ajudar você a perder, por exemplo, 5 quilos. Seguir esta dieta corretamente procura combinar exercícios e dieta para perda de peso mais fácil e é mais motivador. Portanto, para realizá-la eu vou apresentar um plano de dieta fácil de fazer.

A dieta deve ser simples escolhas de alimentos que você tem em suas mãos, desde que sejam naturais. Quando você optar por ir ao supermercado procure alimentos frescos e alimentos naturais. Você pode comer tudo com moderação, desde que seja natural.

Como deve ser a dieta fácil para perder 5 quilos?
Evite comer alimentos com as refeições da tarde, pois o metabolismo está mais lento, quando a noite se aproxima. Adicionar suplementos nutricionais que lhe permite depurar e desintoxicar o organismo, tais como levedura de cerveja ou lecitina de soja. Estes suplementos fornecem muitas vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes naturais. Não fique obcecado com os números, horas. Embora deva ser organizada, quantidades controladas com medidas simples, tais como copos, pratos, colheres, é necessário ponderar alimentos. Como os tempos de adaptá-los às suas atividades diárias, a coisa mais importante que você tem em mente não é que mais de 3 horas passam entre as refeições.
Em relação à atividade física, escolha o que você goste. Não faça exercício, por fazê-lo, selecione o que lhe dá prazer. Basta caminhar pode queimar gordura, você não precisa passar o dia todo na academia. Embora existam várias dietas simples que permitem que você emagrecer alguns quilos, em nenhum momento, o importante é você controlar o que come sem obsessão. Escolher os alimentos certos e fazer a atividade física adequada pode ser alcançado. O segredo para perder peso é se sentir a necessidade de ter uma mudança de vida. Quando isso acontece, o plano de dieta e os exercícios para emagrecer se torna mais fácil e mais fácil.

 

Lanche Light de Salmão Fumado

Os sanduíches são sempre uma ótima alternativa para tirar a fome de uma maneira muito simples.

Esta receita não é apenas light, mas é deliciosa e perfeita para o verão.
A fórmula é simples: salmão, pão defumado, rúcula e algumas outras coisas. Perfeita para fazer um smoothie de frutas ou chá gelado enquanto o sol se põe.

Ingredientes:
  • Duas fatias finas de pão
  • Duas fatias de salmão fumado
  • Uma colher de sopa de queijo Philadelphia 0%
  • Suco de limão
  • Folhas de Rúcula
  • Sal, pimenta e dill
Preparação:
Coloque em uma tigela de sopa de queijo Filadélfia, que vai acrescentar um toque de suco de limão, sal, pimenta e bastante endro picado. Misture bem para formar o lanche.
Enquanto isso, torradas as fatias de pão, que revestem a mistura de queijo, folhas de rúcula colocá-lo e acabar com fatias de salmão fumado.
Como você pode ver, um lanche leve, mas absolutamente delicioso para curtir a qualquer momento sem culpa.

 

5 Receitas Para Comer Leve No Trabalho

Quantas vezes comer no trabalho acaba se tornando uma tortura? Quantas são as opções que você pode comprar, algumas não são leves, custa para conseguir comida que satisfaz você, você acaba com comidas que você não deve … Enfim, nada melhor para trazer o seu lanche de casa, onde você pode escolher o que você gosta e deseja querer comer. Opções, felizmente, não faltam.

Aqui estão 5 boas receitas de comida leve que você pode levar no trabalho:

Salada de lentilha light: Legumes, em geral, são muito satisfatórios, fornecer uma fibra e são realmente adequado para uma dieta. Esta salada de lentilha é ideal para levar para o trabalho. Você pode facilmente armazenar em um recipiente hermético e você preparar no último minuto, de modo que os ingredientes estão prontos. Você pode adicionar um ovo cozido para torná-lo mais suculenta.
Sanduíche de galinha com baixo teor de gordura: Os sanduíches são sempre uma ótima opção, principalmente por sua facilidade. Mas temos de evitar calorias salsichas e outras coisas. Este mix de frango com legumes. Ideal para te satisfazer. É aconselhável trazer os ingredientes separadamente e montá-lo no momento, de modo a não humedecer o pão.

Torta de ervilhas light: Extremamente fácil. Ideal para preparar em casa um dia antes, colocar em uma tigela e esquentar no microondas por um tempo. Ou apenas comê-lo como esta, com folhas verdes, que émelhor. E sem comprometer a sua dieta.
Tomates recheados: Este é um prato perfeito para levar para o trabalho, uma vez que não é necessário aquecimento, você pode ter pronto com antecedência e simplesmente carrega em uma tigela e agora. Com um pouco de calma, em poucos minutos, a receita estará pronta.
Pasta salada: Uma das melhores opções que você tem que levar para o trabalho, porque é fresco, saudável, facilmente preparados, armazenados em um recipiente térmico e não perde seus atributos. Além disso, é saudável e fornece todos os tipos de nutrientes.

 

terça-feira, 6 de março de 2012

10 hábitos alimentares sem gordura
  • Ficar acordado até tarde faz você perder a noção do tempo e da quantidade de alimento que você come. Além disso, há um desequilíbrio hormonal que afeta a saciedade.
Ansiedade: 
  • A ansiedade estimula a vontade de comer doces e gorduras.
Stress:
  • O stress produz um desequilíbrio hormonal que provoca aumento de peso. Por isso, é importante o relaxamento e a atividade física.
Parar de fumar:
  • Apesar de cessação do tabagismo ser muito importante e saudável, você precisa ter em mente que esse novo hábito trará momentos de grande ansiedade. Portanto, esteja muito bem preparado e planeje suas refeições.
Sedentarismo:
  • A inatividade física provoca menor gasto energético e maior deposição de gordura.
Excesso de ingestão de sal:
  • O consumo excessivo de sal pode causar retenção de líquidos e, portanto, ganho de peso.
Pular refeições:
  • Se você pular refeições, tudo que vai conseguir é que seu metabolismo torne-se lento. A ingestão de alimentos a cada 3 horas é importante para manter o metabolismo equilibrado.
  • Comer rápido, comer correndo reduz a sensação de saciedade que cria mais necessidade de alimentos.
Tome algum líquido: Consumindo pouca água, há uma retenção de toxinas que podem causar excesso de peso.
  • Comer fibras, alimentos ricos em fibras são os alimentos que produzem saciedade, contribuindo com poucas calorias e muitos antioxidantes que melhoram o metabolismo.
  • Todos esses hábitos podem influenciar na eficácia de uma dieta, e até mesmo causar ganho de peso. Por isso, é importante considerar uma dieta para perder peso como um tratamento abrangente. E o mais importante tenha em mente que você vai perder peso.

Bebidas e sua "Ressaca"

não há melhor antídoto para este mal-estar do que não beber e todos os problemas estão acabados. No entanto, para fins práticos, isto nem sempre é possível, amigos, encontros, festas, há sempre alguma desculpa para beber.
Entre as medidas tomadas neste artigo, dissemos que era melhor antes de beber estar bem hidratado. Se nós acompanhamos com alimentos, se estamos bem hidratados e, especialmente, com sucos naturais ricos em vitaminas atenuaria.
O que faltava era a mencionar os tipos de bebidas que causam mais ressaca. 

A regra de ouro.

As bebidas que causam ressacas piores são às escuras, começando com o conhaque, vinho tinto, o rum, uísque. Isto é, se pudermos escolher as bebidas claras como o vinho branco ou vodka antes de conhaque ou vinho tinto seria uma boa.
Congêneres, ou seja, compostos biologicamente ativos presentes na bebida. Esses congêneres dependem do tipo de açúcar envolvido nas bebidas. Há uma diferença a partir do suco fermentado de açúcar de beterraba ou de cereais. Outro ponto importante é o açúcar, bebidas com menos açúcar causam mais ressaca. O melhor exemplo, vodka.
Destilação.
Quanto mais você bebe por ser destilada pior a ressaca.
10 Dicas para perder peso sem Dieta

Às vezes não há tempo para a atividade física ou dieta, mas a cintura revela alguns quilos extras. Então, o que pode ser feito. Bem, aqui você terá dicas e sugestões para ajudar você a perder peso sem fazer dieta e sem sacrifício.
Se você está acima do peso você pode implementar uma série de dicas para ajudá-lo a parecer mais magro sem dieta. Além disso, essas sugestões servirão para não ganhar peso.

10 dicas para perder peso sem sacrifício
Sabe-se que a cor azul é calmante e reduz a ansiedade, assim, usar cor azul, vai ajudar a controlar a fome.
Água antes das refeições reduz o apetite, se você fizer isso, enquanto come a digestão será mais lenta.

Está provado que beber água 15 minutos depois de terminar de comer melhora o metabolismo.
Prática de meditação e relaxamento. Está provado que o sofrimento (stress)desencadeia uma série de processos hormonais que podem causar ganho de peso.
Em vez de usar sapatos comuns, escolha um tênis especial para não só tonificar os músculos, mas eles fazem você queimar mais calorias.
Use adoçantes naturais, como stevia para substituir o açúcar.
Esta dica pode ajudá-lo não só para adoçar suas bebidas, mas para fazer sobremesas.
Aromaterapia é usada para tratar várias doenças, incluindo excesso de peso.
Portanto, os melhores óleos essenciais para perda de peso são o hortelã, uva, tangerina e laranja.
Comece o dia consumindo frutas, estas são mais fáceis de digerir são alimentos ricos em proteínas e também fornecem energia para começar o dia.
Beber 1 ou 2 copos de vinho tinto por dia. Está provado que o vinho tinto é cardio protetor e contém antioxidantes que melhoram o metabolismo da gordura.
Coma devagar, antes de comer respirar fundo e sentir o prazer da comida, seus sabores, mastigando lentamente.
Isto não só lhe permite desfrutar os alimentos que você está comendo, mas ajuda a digestão e melhora o metabolismo.
Imediatamente depois que terminar de comer, escovar os dentes para evitar a tentação de continuar a comer. Outra boa opção é mascar chiclete, de modo a manter a sua ansiedade sob controle.
Essas dicas vão ajudá-lo não apenas a perder alguns quilos, mas para mudar ou incorporar hábitos que irão complementar o seu regime de perda de peso.

Ansiedade de Comer

Ansiedade sobre o alimento pode ser um risco não só para o surgimento da obesidade, mas também para a saúde. Então, se você está de dieta e sente que está muito ansioso para comer, é importante saber como tratá-la e aprender algumas dicas que podem ajudar a reduzir a ansiedade. O nervosismo e o stress diário podem gerar ansiedade por comida e isso pode levar ao sobrepeso. Por outro lado, esta mesma ansiedade leva uma pessoa a se envolver na dieta, gradualmente abandonada. Este, por sua vez, aumenta sua frustração, e gera mais ansiedade. Este círculo deve ser cortado e, portanto, é importante saber como tratá-la.

  • Se você sente ansiedade vá para uma caminhada. Os passeios irão deixá-lo longe dos alimentos e produzir hormônios de prazer que ajudam a reduzir a ansiedade.
  • Coloque na porta da sua geladeira uma nota em que você tenha escrito a sua meta a atingir, como perder peso. Toda vez que você abri-la,verá que seu objetivo é refletido e comerá menos.
  • Não compre alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados, como biscoitos, salgadinhos, etc. Ajuste suas compras, apenas indicando a dieta.
  • Se a ansiedade apertar, coma frutas, legumes, iogurte desnatado ou queijo. Estes alimentos são pobres em calorias e proporcionam sensação de saciedade.
  • Planeje as suas refeições diárias, impeça possíveis tentações.
  • Evite falar sobre alimentos e dietas o tempo todo, isso só vai fazer você lembrar a vontade de comer.
  • Mantenha sua mente ocupada. Enquanto você está ocupado, você se concentra e não quer comer.
  • Evite comer na frente da televisão ou do computador, pois você perde a noção do que come.
  • Todas estas dicas podem ser úteis na redução da ansiedade por comer. Mas se você sentir que está fora de controle, verifique com um médico que é especializado em encontrar a verdadeira causa da ansiedade e tratá-la.

O Vício de comida

A comida é um vício que produz profundas alterações no cérebro, como todos os outros vícios. No entanto, o vício em comida não é como outros vícios. Ao contrário de outros vícios, se você tem o vício em comida, você tem que aprender a viver com o elemento viciante. Assim, você pode reverter essas mudanças que o levaram para o seu actual grau de sobrepeso ou obesidade e superar seu vício em comida, se indagas no mecanismo de sua produção.
Pesquisas recentes sugerem que não haveria novas razões para perder peso. Um estudo realizado por Paul Thompson, da Universidade da Califórnia, disse que a obesidade emagreceria paradoxalmente o cérebro.

No entanto, isto não é a única maneira que o cérebro está intimamente relacionada com a obesidade. Dr. Cormillot explica o que é e como superar a sua dependência de alimentos, por meio da neuroplasticidade. Os mecanismos que causam dependência alimentar, têm sido objeto de vários estudos. Vendo a comida, diferentes áreas do seu cérebro são ativadas e neurotransmissores que regulam a saciedade e apetite.
Alimentos ricos em gordura, açúcar, farinha e sal são muito viciante, especialmente estimulando estas áreas do seu cérebro.

 Além disso, se esta fonte é acompanhada por stress, uso de cortisol e dopamina. Daí que se alega que a gordura, stress, e a falta de sono. Para treinar seus hábitos e superar o vício em comida, você pode aprender a neuroplasticidade.