segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Bom, quem conhece essa raça sabe como esses cães são preguiçosos e apresentam uma enorme tendência para engordar. Por isso, tenho uma preocupação com a frequência com que se exercitam. Os dois caminham meia hora, duas vezes por dia, inclusive aos sábados e aos domingos. O ideal para todos os cachorros é que as saídas sejam feitas em horários mais frescos e durem de 30 a 40 minutos. Se o pet ficar exausto durante a volta, vale um descanso com água fresca em abundância, descontando a pausa do tempo total de exercício. Alguns indícios de fadiga são, por exemplo, a respiração ofegante e a língua arroxeada.

Voltemos, então, ao Greg e à Tetê. Além da caminhada diária, eles têm três horários fixos para se alimentar, com ração de quantidade controlada e boa qualidade. Mesmo com todas as regras seguidas corretamente, observei que Tequila ganhou uns quilinhos a mais nos últimos meses e Gregório emagreceu. Pois bem, fui investigar detalhes que, às vezes, não são tão óbvios. Percebi que Tetê, mais faminta que Greg, comia a ração dela e parte da dele, o que a engordou. Para consertar a situação, uma saída simples: separei os dois nos horários de refeição. E não é que a Tequila já demonstra resultados na balança?

Estabelecer uma rotina para o animal e prestar atenção aos seus hábitos são cuidados essenciais. Para manter o peso saudável, fique sempre de olho se ele come a quantidade ideal e nas mesmas horas, dorme bem e demonstra alegria no momento de passear - atividade essencial para a saúde. Até porque os benefícios dos exercícios físicos regulares vão muito além do controle dos quilos, também ajudam na estabilização da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário