sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como perder peso com a respiração

Seu desejo é reduzir as medidas? Então, respire. Fundo. E na barriga não no peito. Pouca gente associa o ato de respirar com o emagrecimento, mas, acredite, há uma relação estreita entre uma coisa e outra.

Para começar, saiba que a ansiedade é um dos principais inimigos de um corpo enxuto. Basta lembrar aqueles momentos em que estamos com os nervos à flor da pele. O que acontece? Normalmente, atacamos a geladeira na tentativa de relaxar. Iniciar uma dieta também dispara os batimentos cardíacos de qualquer um, já que a restrição alimentar lembra sofrimento. Resultado: nossa respiração fica curta e se concentra na altura do peito, com movimentos superficiais e rápidos. Essa é a chamada respiração torácica. Que, diga-se de passagem, tem o ritmo perfeito para acumular gorduras!

Já aprender a respirar, o que significa fazê-lo mais profundamente, é uma ótima estratégia para mudar não só o estado de espírito mas também nossas atitudes, inclusive frente ao prato. A respiração correta é um dos pilares para o tratamento de casos de ansiedade e obesidade, garante o médico e psicoterapeuta Geraldo Possendoro, especialista em ansiedade e professor de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Nossa proposta, então, é a seguinte: comece agora, neste instante, a sentir a diferença que faz uma respiração tranqüila. As técnicas são simples e eficazes. É só seguir o
passo a passo:
1. Respire pausadamente. E não no peito, por favor.
2. Ponha o ar lá para baixo das costelas, sinta a barriga ir para fora e depois para dentro sem estufar o peito.
3. Repita o procedimento por alguns minutos. Você vai notar seus batimentos cardíacos e sua mente mais tranquilos.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário