segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Toda mulher tem os seus cremes preferidos, seja para amenizar os sinais da idade, as manchinhas indesejadas, melhorar a textura ou garantir a hidratação da pele. Mas a grande questão é: você tem certeza de que está utilizando os produtos que precisa? Ou seja, será que os componentes das fórmulas fazem o que as marcas estão prometendo? 
 
Para te ajudar a encontrar respostas, preparamos um glossário que “traduz” os benefícios de cada substância presente na composição dos produtos. Ou seja, quando vir que um hidratante contém vaselina, você saberá que ele forma uma barreira protetora contra a perda de água. Na prática, isso evita o ressecamento.
 
Mas prepare-se porque você precisará se acostumar às letras pequenas e aos nomes estranhos dos rótulos – um pequeno “esforço” que vale muito a pena! ;)
 
Cremes anti-idade
 
  • Ácido retinoico – O dermatologista Ricardo Limongi Fernandes diz que, assim como seus derivados (retinol, isotretinoína e adapaleno), ele é o principal componente relacionado à renovação celular. 
  • Antioxidantes – A vitamina C, a vitamina E e a coenzima Q-10 são exemplos. “Eles reforçam a proteção contra a ação dos radicais livres provenientes, em grande parte, da radiação solar”, comenta Luciana Melo, esteticista e doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Ácido hialurônico – Atrai e retém líquidos, por isso, dá mais viço, firmeza e homogeneidade à pele. 
  • Peptídeos – Agem como blocos de construção de proteínas que preenchem as “ruguinhas” do rosto.
 
Clareadores ou antimanchas
 
  • Mequinol, azeloglicina e ácidos azelaico, glicólico, mandélico e kójico – São os principais clareadores usados pelos fabricantes. A doutora Luciana revela que, geralmente, os ativos agem na inibição da formação da melanina, e os ácidos, especificamente, promovem uma ação esfoliante. Tudo isso resulta em renovação celular e em homogeneidade da derme.  
  • Vitamina C – Também comum nesse grupo de cosméticos, pois previne o aparecimento de manchas e suaviza as já existentes. 
 
Antiflacidez 
 
  • DMAE, raffermine, tensine, centella asiática e silício orgânico – Luciana conta que esses são os principais ativos encontrados atualmente. “Alguns apresentam capacidade tensora e outros estão ligados à formação de colágeno [proteína responsável pela sustentação da pele]”, explica.
  • Vitamina E e soja – Entram na lista como estimulantes da produção das proteínas responsáveis por mais firmeza e elasticidade.
 
Hidratantes 
 
De acordo com Ricardo, cada tipo de produto dessa categoria tem seus respectivos componentes mais presentes.
 
  • Emolientes (retêm água entre as células) – Ceramidas, silicones, ésteres de isopropila e óleos vegetais.
  • Oclusivos (retardam a perda de hidratação por meio do surgimento de uma camada fina protetora) – Costumam ter cera de abelha, esqualeno, lanolina, vaselina, lecitina de soja, óleo de carnaúba, óleo mineral, parafina e petrolatum.
  • Reparadores proteicos (recuperam áreas danificadas) – O colágeno é o principal agente. 
  • Umectantes (atraem água de camadas mais profundas da pele) – Geralmente têm ureia, lactato de amônia, ácido hialurônico e gelatina.

Fonte: http://www.portalvital.com/

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário