terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Difícil escolher um modelo de óculos de sol em meio a tantas opções. Porém, mais importante do que o tamanho, a cor ou o estilo, é observar se o acessório realmente protege seus olhos contra a ação nociva dos raios solares UVA (que penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento) e os raios UVB (que agem superficialmente na epiderme, provocando alterações celulares que predispõem o surgimento de câncer).
 
Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, a equipe do Portal Vital conversou com as oftalmologistas Erika Yasaki, do Hospital Israelita Albert Einstein, e Keila Monteiro de Carvalho, diretora do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Leia a seguir.
 
De que forma a visão é protegida? 
Quando uma pessoa usa óculos escuros, a pupila se dilata naturalmente, porque o organismo entende que está em um ambiente escuro. Esses acessórios são confeccionados para filtrar a luminosidade, mas, infelizmente, nem todos oferecem proteção para os raios UVA e UVB – e isso representa um grave perigo à saúde ocular.
 
Entre não usar e optar por um produto de má qualidade, o que é o mais prejudicial? 
Se não tiver a proteção correta contra os raios ultravioleta, as lentes escuras aumentam as chances de degeneração macular. Ou seja: modelos inadequados fazem mais mal do que deixar o rosto exposto.
 
Como escolher a melhor lente?
Depende da necessidade de cada pessoa. As de cor cinza e verde, por exemplo, proporcionam alta fidelidade de tonalidades, reduzem o cansaço visual e garantem conforto ao ar livre. Em casos de doenças oculares, os tons também fazem a diferença. Por exemplo: marrom ou âmbar são indicados para quem tem problema de miopia ou hipermetropia.
 
É verdade que olhos claros são mais sensíveis à luz?
Sim, porque apresentam menor quantidade de pigmento (que funciona como bloqueio à luminosidade) na íris. Se eles ficarem sempre expostos ao sol, problemas como catarata, pterígio (doença que se caracteriza pelo aparecimento de uma pequena pele cor de rosa que cresce a partir do canto interno do órgão, mas pode atingir o centro) e câncer de pálpebra serão mais fáceis de se manifestar.
 
Na hora da compra, é preciso prestar atenção aos formatos das armações?  
Elas, de modo geral, seguem as tendências da moda e são desenhadas para muitos gostos. Mas, em situações em que é necessária uma proteção extra, como nos dias de praia, as estruturas devem ser um pouco curvadas para não deixar entrar luz pela lateral do rosto. Hoje, há tecnologia até para colocar grau nessas lentes. No caso de doenças com grande fotofobia, essas opções também são usadas.
 
Existe algum outro cuidado?
Outra atitude fundamental é escolher um estabelecimento onde são vendidos produtos de qualidade. As pessoas precisam ter a garantia de que os itens seguem todas as normas vigentes, como o certificado de origem e de garantia.
 
Fonte: http://www.portalvital.com/

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário