quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ah não, estou com acne!

Os números chamam atenção: 80% dos jovens entre 16 a 20 anos têm ou terão acnes. O aparecimento dessas indesejadas inflamações na pele é mais comum entre os homens. Porém, entre nós, mulheres, as ocorrências de espinhas são mais duradouras. Ou seja, podemos tê-las comumente até os 35 anos. E mais: você sabia que ao menos 5% das mulheres com mais de 40 anos também desenvolvem acnes?
Mas se para você as espinhas estão um pouco demais, aparecendo de forma exagerada e te deixando mal consigo mesma, então está na hora de investigar suas possíveis causas.
A mais provável, explica a médica ginecologista Patrícia de Rossi, responsável pelo desenvolvimento da linha Natura Higeia, é que o motivo do aparecimento de acnes esteja relacionado a uma pré-disposição genética. Ela explica que, simplesmente, algumas pessoas têm uma propensão maior para a produção de sebo, que é a gordura da pele, excretado pelas nossas glândulas sebáceas. Essas, por sua vez, quando produzem mais oleosidade, tornam-se mais sensíveis e entopem. Resultado: bactérias que habitam a nossa pele se aproveitam dessa hipersensibilidade de nossa pele, causando uma infecção que resulta, precisamente, em uma espinha.
Outro motivo que leva a uma maior produção de sebo em mulheres é o descontrole hormonal. Patrícia de Rossi explica que o surgimento das indesejáveis espinhas associa-se também a um ciclo menstrual irregular e possivelmente ao crescimento incomum de pêlos nas regiões das coxas e do buço, por exemplo.
Se você tem espinhas que incomodam, o tratamento deve ser feito com a ajuda de um dermatologista. Só ele poderá indicar os produtos necessários para a limpeza de cada tipo de pele. No caso de acnes ocasionadas por um possível descontrole hormonal, seu médico ginecologista será o melhor conselheiro. Identificado o problema, ele irá atuar de modo a compensar sua produção de progesterona, hormônio que, quando em excesso, pode causar o surgimento de acnes. Ah, importante: o estresse também pode influenciar numa produção maior de progesterona, causando espinha. Esteja atenta se o seu problema for esse.
Uma coisa é certa: ao contrário do que muita gente pensa, o surgimento de espinhas não está relacionado à ingestão do gordura. “Se fosse assim, as pessoas mais gordinhas teriam mais acnes”, diz Patrícia de Rossi. Outro dado importante: quando elas surgirem, não cutuque. Isso poderá piorar a inflamação.

 

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário