sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Viva a água de coco!

Apesar de ter a cara do Brasil, a origem do coqueiro é asiática. Muito provavelmente, foram os portugueses vindos de Cabo Verde (África), que trouxeram para cá os primeiros cocos. Mas alguns pesquisadores acreditam que esse fruto possa até mesmo ter sido trazido pelas correntes marinhas vindas da Ásia.
Seja como for, o fato é que, ao bater em nossas terras, e no calor do Nordeste, o coco fincou raízes. A tal ponto que se tornou uma espécie de símbolo do Brasil. No final do século 17, já fazia parte de nossa culinária mais genuína, que não tardou em produzir receitas de doces com sua polpa.
Parte de nossa cultura, o coco também nos oferece algo de muito saudável: sua água. A bebida é rica em sais mineiras como potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio, que atuam para o bom funcionamento de nosso organismo. Tanto que especialistas indicam o seu consumo especialmente para quem pratica atividades físicas. Quando nos exercitamos, perdemos rapidamente nossas reservas de minerais, que saem no suor. A água de coco é uma excelente fonte para reposição rápida desses nutrientes – sobretudo no verão, quando transpiramos mais.
Também vendida em supermercados em embalagens de caixinhas, ela pode ser usada em receitas caseiras de sucos. Já experimentou, por exemplo, bater no liquidificador água de coco com melancia? A combinação, além de muito saborosa, é também diurética. Ou seja, ajuda nosso corpo a eliminar a água excedente, evitando assim o aumento de peso e da pressão arterial.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário