segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alvo de muitos testes na Universidade de São Paulo, ele é um dos minerais mais importantes. Oitenta por cento de sua concentração é mobilizada para a formação da hemoglobina, uma das principais moléculas sangüíneas, conta Maria Lucia Cocato. O ferro participa da síntese de proteínas, do transporte de oxigênio e da renovação celular. Em resumo: põe nossa máquina para funcionar. Sua deficiência é um grave problema de saúde pública, segundo Nadir Nogueira. Cerca de 50% das gestantes e 35% das crianças em idade pré-escolar carecem do mineral, lamenta. Por isso, desde 2004 há uma política de fortificação de trigo e milho no país. Mulheres em idade fértil e pessoas que têm o hábito de doar sangue devem ter cuidado redobrado. Em caso de cansaço e sonolência persistentes ou mucosas descoradas, exames como o de medição de ferritina acusam o déficit. Ingerir doses adequadas é crucial sobretudo para as grávidas a deficiência pode causar hemorragias e baixo peso do bebê ao nascer, entre outros péssimos efeitos. 

QUANTIDADE DE FERRO Marisco ...............28 mg 
Melado ...............5,4 mg 
Carne bovina ......3,4 mg 
Chocolate ao leite .1,6 mg 
em 100 gramas 

RECOMENDAÇÃO homem ....... 8 mg 
mulher ..... 18 mg (em idade fértil), 8 mg (após essa fase) 
criança (varia conforme a idade)....... 7 a 15 mg 

DICAS DE CONSUMO Vitamina C eis a principal ajudante do ferro. Por meio de reações químicas, faz com que ele seja mais bem absorvido. Tome um copo de suco de laranja durante as refeições ricas no nutriente. Panelas de ferro são boas opções para incrementar seu aporte, pois liberam o mineral durante o preparo. Por fim, evite consumir as fontes de ferro com queijo, ovos, leite, pães ou cereais integrais e antiácidos. Basta um intervalo de duas horas para não atrapalhar a absorção. 

SE HOUVER CARÊNCIA... Preste atenção em sintomas como anemia, fadiga, cansaço e sonolência, muito comuns no caso. Também pode haver problemas de concentração e diminuição da capacidade de trabalho.
 

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário