sexta-feira, 21 de setembro de 2012

É como achar que só o sinal verde já resolveria o engarrafamento: a gente tende a pensar que o desconforto provocado pelo mau funcionamento do intestino é passageiro e pontual. Não é bem assim. A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Danone, conduziu um estudo que avaliou a saúde intestinal de 3 500 mulheres. E, entre os problemas mais comuns relatados, figura a constipação, que se caracteriza pela baixa frequência de evacuação, dor abdominal e fezes ressecadas. "O normal é ir ao banheiro entre três vezes por dia e três na semana", dá um parâmetro o coloproctologista Antônio Lacerda Filho, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Se não é o caso de se preocupar além da conta quando o intestino não funciona todo santo dia, também não vale se juntar aos 45% das participantes do estudo - elas acham que a constipação não é doença e se resolve sozinha. "As consequências vão desde perda de concentração até alterações de humor", garante o gastroenterologista Flávio Quilici, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior de São Paulo. "Quando não é tratada direito, a prisão de ventre pode levar ao empedramento das fezes, incontinência anal e infecção urinária", completa Lacerda Filho. Outro consenso médico é que a síndrome do intestino preguiçoso tem preferência pelas mais jovens. "Isso porque os altos níveis de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, lentificam a atividade intestinal", justifica a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo. 

De qualquer modo, o alerta vale para homens e mulheres: assim que o problema for percebido, deve ser acompanhado por um especialista. Até porque a tendência é piorar com a idade, quando os músculos intestinais perdem a força necessária para impulsionar as fezes. Para facilitar o trânsito ali, apele para as recomendações do novo guia de prevenção e tratamento de constipação, da Fundação Espanhola do Aparelho Digestivo.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário