domingo, 16 de setembro de 2012

Ele não é exatamente uma gordura, embora seja tido como tal. Na verdade, trata-se de um álcool complexo que só viaja pelo corpo na companhia de duas famosas lipoproteínas -- o LDL e o HDL.

Como se fossem guarda-costas, as lipoproteínas se encarregam de transportar o colesterol com segurança e impedir que seja facilmente dissolvido. Afinal, trata-se de um tipo de álcool. Sem o colesterol, simplesmente não sobreviveríamos."Ele é uma de nossas grandes reservas de energia e ainda faz parte das membranas de todas as células", explica o endocrinologista Waldir Relvas, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Imprescindível, o colesterol forma o tecido do cérebro e ajuda na fabricação da bile, essencial no processo digestivo. E sabe onde mais ele está?" Nos hormônios esteroides, responsáveis pelas características sexuais que desenvolvemos na puberdade. O organismo não depende apenas da alimentação para obtê-lo. Ao contrário, só 25% do colesterol vem das carnes e dos derivados do leite, por exemplo -- o fígado se encarrega de produzir os outros 75%.

A fama de vilão se deve em grande parte ao excesso de LDL no sangue, capaz de aumentar o risco de um infarto ou de um derrame. Isso porque ele vai se depositando nas artérias, o que estreita os vasos a ponto de impedir a passagem do sangue.
 

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário