segunda-feira, 8 de julho de 2013

A vacina que promete prevenir as mulheres do contagio de quatro tipos de vírus HPV, ganha espaço e entra na cartela de vacinação brasileira. Em 2014 a inimiga do Papilomavírus humano (HPV) será distribuída para meninas de 10 e 11 anos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O principal objetivo da vacina segundo Bárbara Murayama, ginecologista e obstetra, é a prevenção. "A vacina vai prevenir as principais doenças causadas por alguns tipos de HPV, uma delas é o câncer de colo do útero", explica Bárbara. É importante ressaltar que este tipo de câncer é o segundo que mais mata mulheres no Brasil, ficando apenas atrás do câncer de mama.


É a primeira vez que uma vacina contra algum tipo de câncer será distribuída na rede pública de saúde do país. Em resumo a vacina imuniza as mulheres contra 4 tipos de HPV: o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos câncer de colo do útero, e, o 6 e 11, que produzem verrugas genitais. "A chamada vacina quadrivalente vai proteger as mulheres contra aproximadamente 70% dos HPVs que causam o câncer de colo do útero, o que não descarta a necessidade de outros tipos de prevenção", afirma Glauco Baiocchi Neto, diretor de Ginecologia Oncológica do A. C. Camargo Cancer Center.


Desde o anúncio da vacinação pelo Ministério da Saúde, uma polêmica em torno da idade das meninas a que a vacina está destinada, de 10 e 11 anos, se formou, isso porque a doença é sexualmente transmissível em quase 100% dos casos (apesar de mínimas as chances, emprestar calcinha das amigas pode transmitir HPV). No entanto, segundo Baiocchi a vacina tem mais eficácia em meninas que nunca tiveram relação sexual, por isso a idade tão baixa, o que não impede que meninas já iniciadas sexualmente sejam imunizadas também. Bárbara explica que a idade média para iniciar uma vida sexual é entre 15 e 18 anos no Brasil, por isso a importância de vaciná-las antes desta idade, tendo a certeza de que elas não entraram em contanto com o vírus HPV. Baiocchi acrescenta ainda que "outro bom motivo para aplicar a vacina nesta fase da vida é que quanto mais jovem, melhor é a resposta imunológica à produção de anticorpos".


Entendendo a vacina 
A vacina começa a ser distribuída em 2014 e vai ocorrer tanto em postos de saúde como em escolas ligadas à rede publica. É importante lembrar que a vacina não é dada em apenas uma dose, são três! Após a primeira, a segunda dose da vacina deve ser aplicada dois meses depois, e por fim, a terceira dose deve ser tomada com um intervalo de seis meses da segunda.


A vacina é destinada para as meninas, apesar de existirem casos em que o HPV é responsável por cânceres anais e de cavidade oral, neste primeiro momento o enfoque está no câncer de colo do útero. "Os meninos podem ser vacinados, mas neste momento eles não entram no calendário nacional", afirma Glauco Baiocchi Neto, diretor de Ginecologia Oncológica do A. C. Camargo Cancer Center.


No entanto, a vacina não descarta a necessidade de fazer um acompanhamento ginecológico anual, pois temos outros tipos de HPV, a vacina vai proteger apenas contra os quatro tipos (6,11,16,18), responsáveis por verrugas e casos de câncer de colo do útero.

Por dentro do HPV 
O Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV ou PVH, é uma doença sexualmente transmissível (DST), e principal causa do Câncer de colo do útero, o que preocupa, já que, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS) 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. "Pelo menos 90% das mulheres vão entrar em contato com o HPV durante a vida", afirma Glauco Baiocchi Neto, diretor de Ginecologia Oncológica do A. C. Camargo Cancer Center.


Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário