segunda-feira, 5 de agosto de 2013

pneumonia ainda não ganhou o respeito que merece. Essa é a frase que Orin Levine, pesquisador da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, tem na ponta da língua quando começa a falar da doença. Líder do esforço mundial por fundos para a pesquisa de vacinas, Levine lamenta que ainda persista a idéia de que se trata apenas de uma ameaça aos idosos. Segundo ele, isso ajudou a jogar a pneumoniapara segundo plano. A verdade é que muita gente não se dá conta de que esse é um problema de saúde global, lamenta.

Em todo o planeta, a inflamação pulmonar é uma das principais causas de morte de idosos e crianças são 2 milhões de pequenas vítimas a cada ano. Só no Brasil, 2,64 milhões de pessoas foram internadas por causa dela nos últimos três anos. A população mundial está envelhecendo, o que certamente levará ao aumento explosivo de casos. "Além disso, os agentes do mal estão ficando muito resistentes e isso torna o tratamento cada vez mais difícil", explica Keith Klugman, professor de Saúde Global da Universidade Emory, também nos Estados Unidos.

Há quem diga que a pneumonia não é uma única doença, e sim várias. Os inúmeros agentes que ocasionam a inflamação dos pulmões, a dificuldade de descobrir qual deles levou ao mal e a crescente resistência aos antibióticos são hoje os grandes desafios da Medicina frente à encrenca. Diagnosticar os sintomas é fácil. "O difícil é saber qual microorganismo é o culpado", justifica Levine. Não há como coletar espécimes dos pulmões. Além disso, os testes feitos nas vias aéreas superiores e no sangue falham em quase metade dos episódios.

Para Peter Appelbaum, especialista americano em resistência a antibióticos da Pennsylvania State University, a grande dificuldade é tratar a pneumonia bacteriana. "Além do pneumococo, uma série de outras bactérias pode causar a doença. Por isso, a terapia com antibióticos muitas vezes é empírica para ser capaz de cobrir uma grande variedade de organismos", explica.

 A vacina, a única maneira de prevenir a doença, só consegue proteger contra 23 tipos. Para controlar e reduzir a incidência de pneumonia precisamos tratá-la com antibióticos e evitá-la por meio da imunização, que atualmente é recomendada para maiores de 65 anos e crianças acima de 2 anos, diz Levine.

 A resistência a drogas e a falta de uma vacina eficiente não são exclusividade da pneumonia. Tudo isso contribuiu para que outra doença pulmonar chegasse a níveis alarmantes no mundo e aqui estamos falando de tuberculose. "Seguimos usando o mesmo método diagnóstico 125 anos depois que Robert Koch nos ensinou a detectar o mal", diz Mirtha Del Granado, diretora do programa de tuberculose da Organização Pan-Americana de Saúde, com sede em Washington.

 Também continuamos a tratá-lo com o mesmo coquetel de antibióticos de 40 anos atrás. E só recentemente a ciência começou a pensar em produzir uma vacina eficiente. Ou seja, "a tuberculose foi muito desatendida", resume. Assim como acontece com a pneumonia, a comunidade científica vem enfrentando a resistência do bacilo causador.


Os responsáveis pelas doenças pulmonares

Estes são os agentes acusados de inflamar os pulmões:


• Streptococcus 
Também conhecida como pneumococcus, a Streptococcus pneumoniae é a causa predominante de pneumonia no mundo. Outras bactérias também provocam a doença — a Haemophilus influenzae e a Staphylococcus aureus estão entre as mais importantes. 

• Influenza 
O vírus da gripe (influenza) afeta o sistema respiratório, sobretudo nos casos de baixa imunidade, e também faz muitas vítimas entre os idosos, que correm maior risco durante o inverno. A pneumonia surge como uma complicação. A do tipo viral costuma ser menos grave do que a bacteriana. 

• Micoplasma 
Microorganismos com características de vírus e bactéria, estão entre os menores seres vivos que existem. Apneumonia causada pela Mycoplasma pneumoniae não é tão grave quanto as outras e é comum em crianças em idade escolar. 

• Pneumocystis carinii 
É uma das infecções oportunistas mais freqüentes em HIV positivos. Causada por um fungo, enfraquece muito suas vítimas. O paciente perde peso e corre grande risco de voltar a ter esse ou outro tipo de pneumonia.


Como em qualquer doença, quanto antes a pneumonia for detectada, melhores serão os prognósticos.


Conheça os sintomas da pneumonia:

• Calafrios 
• Febre alta 
• Suor intenso 
• Dor no peito e dificuldade para respirar 
• Falta de ar 
• Tosse com ou sem catarro 
• Fadiga, moleza, prostração 

 

Famosos que tiveram males do pulmão


Foi Alexandre Dumas, com A Dama das Camélias, quem imortalizou a tuberculose como a doença do amor. Conheça mais alguns personagens que contraíram o mal: 

• Álvares de Azevedo 
(1831-1852) Escritor brasileiro, morreu aos 21 anos; 

• Frederic Chopin (1810-1849) 
Pianista e compositor franco-polonês, faleceu aos 39, também vítima depneumonia; 

• Vivian Leigh (1913-1967) 
Atriz britânica, ganhadora do Oscar por E O Vento Levou; 

• George Orwell (1903-1950) 
Escritor britânico, autor de 1984; 

• Amedeo Modigliani (1884-1920) 
Pintor e escultor italiano.



Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário