quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bruxismo: o hábito nada saudável de ranger os dentes

Bruxismo é quando, sem querer, você começa a ranger os dentes. Na maioria das vezes, isso ocorre sem que você se quer perceba, à noite, enquanto dorme. Trata-se de um transtorno do sono e que ocorre em uma parte significativa da população brasileira. Estima-se que entre 15% a 20 % dos brasileiros sofram com o mal, que está relacionado à tensão e estresse.
Há pessoas que têm bruxismo em apenas algumas fase da vida, quando então passamos por algum momento difícil. Outras, contudo, não conseguem se livrar dele. E quando essa mania começar a atrapalhar a vida, é preciso cuidar.
Desgastes dos dentes, fadiga e dor na musculatura da face ao abrir e fechar a boca, ferimentos na língua são algumas das conseqüências. Sonolência durante o dia e hipersensibilidade na dentição também podem ocorrer com quem range os dentes.
Se aparecerem alguns desses sintomas, está na hora de consultar um médico sobre o problema. Para investigá-lo, ele poderá solicitar um exame que monitora uma noite de sono e todos os movimentos de seu corpo enquanto você dorme.
A melhor forma de amenizar o bruxismo é tratando a sua causa. Técnicas de relaxamento, prática de esportes, uma alimentação saudável podem ajudar a tirar você de uma situação estressante. Mas, às vezes, é preciso recorrer a um aparelho odontológico. Feito pelo seu dentista, a peça, que deve ser utilizada apenas durante a noite, irá impedir que você ranja os dentes enquanto dorme.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário