quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fofoca faz bem

Falar bem dos outros também colabora para o nosso bem-estar. Cientistas da Universidade de Staffordshire, na Inglaterra, descobriram que o nível de emoções positivas do fofoqueiro sobe ao mesmo tempo que os sentimentos negativos despencam quando ele elogia alguém. Já aqueles que só fazem comentários depreciativos ­- e injustificados - não experimentam a mesma sensação. Ou seja, falar bem da vida alheia alivia a tensão.

A fofoca ainda sedimenta as amizades. "É um sinal de confiança mútua e contribui para a sensação de inclusão ou exclusão em um grupo - não contamos coisas a pessoas nas quais não confiamos", explica a psicóloga Catarina Tanaka, ex- professora da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.

Fuxicar pode ser, de quebra, um artifício inconsciente. "Se criticamos algo, é para ressaltar que não concordamos com determinada ação", observa Cardoso. O bom senso e uma dose de reflexão devem imperar na hora de decidir se você vai ou não alimentar o próximo burburinho. Às vezes, pode valer a pena.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário