quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gatos também devem se exercitar

Todos sabem que cães adoram um passeio e, geralmente quando veem uma coleira, saem abanando o rabinho atrás do dono, felizes da vida. Mas e os bichanos? Precisam de exercícios? A atividade física também é essencial para os gatos. Pular, correr e brincar ajudam no controle do peso e da estabilização da pressão arterial.

Aquela imagem do famoso — e gorducho — Garfield das histórias infantis é divertida somente na ficção. Na vida real, a obesidade felina é muito prejudicial. O excesso de peso pode levar ao diabete e à hipertensão arterial, além de diminuir a qualidade e a expectativa de vida. Mas como estimular um gato, um bicho que esbanja preguiça e parece dormir o dia inteiro, a fazer exercícios?

A resposta vem na própria natureza dos felinos, que são animais extremamente curiosos e de comportamento explorador. Quando descobrem ambientes novos, sentem-se como verdadeiros aventureiros. Por isso, é comum encontrarmos nas petshops diferentes brinquedos que aguçam essa característica dos nossos amigos. Os objetos vão de arranhadores a brinquedinhos com guizos e catnip, erva que instiga os bichanos a se mexerem. Já túneis e prateleiras servem como um circuito de atividades e enchem os olhos desses animais devido às cores e às formas variadas.

Essas brincadeiras em casa proporcionam uma convivência prazerosa entre o dono e o animal. E todos ganham! Estudos apontam que acariciar e brincar com um pet contribuem para a liberação de endorfina, hormônio que ajuda no combate ao estresse. Que tal começar hoje mesmo?
 

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário