sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quem nunca se viu tentado em oferecer um pouco daquele bolo ou uma linguiça do churrasco para o cão, que fica quase que imóvel, hipnotizado, observando ao pé da mesa com a boca cheia d’água? Como resistir à vontade de retribuir o carinho que recebemos desses animais ao longo do dia? A resposta mais rápida e fácil seria realmente dar um pedacinho daquilo que tanto lhe encanta, porém, o mais coerente é não cair nessa cilada.

Ele não pode comer o seu alimento e ponto. Se o fizer, viverá menos tempo ao seu lado e com menor qualidade de vida. Por isso, uma grande retribuição desse companheirismo incondicional é cuidar criteriosamente da comida dele. Existe, sim, dieta equilibrada para cachorros: as rações. Desde o surgimento delas, nossos amigos têm vivido cada vez mais e com menos problemas de saúde. Existem de todos os tipos e gostos, desde aquelas específicas para cada raça, para animais que vivem em apartamento, para idosos, filhotes... Ainda tem outro tipo de ração: as especiais para cães com doenças crônicas. Elas são vendidas com prescrição médico-veterinária e podem auxiliar no tratamento de problemas como diabete, males cardíacos, insuficiência renal ou hepática, obesidade e por aí vai.

Hoje, temos à disposição um grande menu recheado de produtos desenvolvidos com base em pesquisas de nutricionistas veterinários que auxiliam no aumento da sobrevida canina. Além das variedades, esses especialistas sugerem as quantidades ideais de ingestão diária para cada quilo de peso do animal nas embalagens. Em conjunto com o veterinário, o dono pode, então, fornecer uma dieta nutritiva e, claro, saborosa para cada fase de vida do bicho. Com toda essa facilidade, por que cair naquela tentação que comentamos no início desta coluna? Pense bem antes de ceder àquele olhar que você conhece muito bem. Viver mais e melhor requer disciplina. E essa disciplina quem deve ter é você.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário