sábado, 16 de fevereiro de 2013


Por que quando bate a ansiedade é comum atacar a geladeira? 
Arthur Kaufman: Isso acontece porque alguns alimentos, especialmente os ricos em carboidrato e açúcar, funcionam como calmantes em pessoas com baixo nível de serotonina, a substância do bem-estar. A pessoa ansiosa utiliza estes alimentos como uma espécie de automedicação. 

A ansiedade faz a gente comer sem pensar no que está ingerindo? 
Arthur Kaufman: Sim, pois a sensação de falta de proteção e até mesmo o desespero podem fazer com que a pessoa procure a tal solução rápida. E essa solução frequentemente é a busca de drogas capazes de acalmar. Algumas comidas, caso dos doces e dos salgadinhos, podem funcionar como drogas.
 
 O chocolate parece ser um grande aliado ou seria um vilão nessas situações? 
Arthur Kaufman: Trata-se de um alimento saudável, sobretudo os tipos pouco açucarados, que concentram mais cacau. Assim, não dá para classificá-lo nem como herói nem como vilão, tudo depende da forma como é utilizado. Quando é consumido em busca de prazer, na dose certa, pode ser sim um aliado. Por outro lado, se for utilizado como automedicação, em excesso, nas versões com grande concentração de açúcar, daí o chocolate está mais para bandido do que para mocinho.
 
 Aliás, existem alimentos que ajudam a atenuar a ansiedade? 
Arthur Kaufman: Sim, os chás de ervas, caso da cidreira, da camomila e da melissa. O maracujá também tem esta função, tanto que existem medicamentos que são derivados da espécie.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário