quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Entenda como o vírus do herpes fixa residência no organismo e fica à espera do melhor momento para entrar em ação

1 O malfeitor desta história atende pelo nome de Herpes simplex 1. Ele invade o corpo por meio de uma gotícula de saliva, por exemplo, e percorre a mucosa da boca até se instalar em terminações nervosas, especialmente nos gânglios. 

2 Lá, ele fica quietinho, esperando uma brecha para se manifestar. Quando as defesas do indivíduo se enfraquecem, o vírus sai do gânglio e refaz o percurso rumo aos lábios, onde irá deflagrar uma ferida — sinal de que está pronto para infectar outras pessoas e perpetuar sua existência.
 
Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, descobriram uma relação entre o vírus Herpes simplex 1 e a ocorrência de Alzheimer, doença degenerativa que detona a memória. “Identificamos a presença do micro-organismo no cérebro de pessoas idosas com Alzheimer”, diz a SAÚDE! Ruth Itzhaki, autora do estudo. “Há indícios de que isso contribua para a formação das placas de proteína que são o estopim da deterioração dos neurônios”, diz a especialista. Segundo ela, tratamentos com drogas que diminuem a atuação do vírus minimizariam o risco de ele ir parar na massa cinzenta.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário