sábado, 13 de agosto de 2011

Entendendo melhor a tpm

Muito se fala e pouco se conhece. A tensão pré-menstrual (TPM) atinge, todos os meses, a maioria das mulheres na fase adulta.  Antecede a menstruação e, alguns dos sintomas conhecidos são a irritabilidade, a ansiedade e manifestações físicas como dores de cabeça – também conhecida como cefaleia -, dores nos seios e inchaço abdominal.
Uma de suas causas mais aceitas entre os médicos são as mudanças hormonais. A elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona interferem no sistema nervoso e geram esse desconforto. Cerca de 80% das mulheres apresenta modificações no comportamento e no corpo, somente 5% apresenta sintomas na sua forma mais grave, que podem atrapalhar a rotina diária.
Para amenizá-los, os ginecologistas indicam a prática de atividades físicas regulares durante esse período ou caminhadas leves para as que não praticam nenhum tipo de atividade física. Aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como o feijão; carboidratos, como os cereais; magnésio, como o espinafre; e cálcio, encontrado no leite e seus derivados, também ajudam a diminuir os desconfortos da TPM. Outra dica importante é evitar ou diminuir o consumo de gordura, álcool, sal, açúcar, café, chá e bebidas a base de cafeína. Orientação e diálogo com os familiares e amigos para esclarecer que essas modificações hormonais fazem parte de um processo normal na vida das mulheres também ajudam a quebrar os preconceitos que cercam esse período.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário