quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Grande parte das pessoas acredita que escovar os dentes de nossos fiéis amigos seja um cuidado desnecessário ou um excesso de zelo. Entretanto, não se trata de frescura. A boca é a porta de entrada para diversas doenças e um simples tártaro - aquela placa amarelada que se acumula nos dentes de alguns cães -, pode ser fonte de milhões de bactérias que, em contato com a circulação sanguínea, são capazes de caminhar e se alojar em órgãos. Se chegarem ao coração, por exemplo, podem causar uma inflamação grave conhecida como endocardite. Já nos rins, podem estimular a insuficiência renal.

Mas como realizar a escovação sem que meu cachorro fique incomodado? Acredite, o animal pode achar prazeroso limpar os dentes quando o processo é feito de forma adequada. O primeiro passo é escolher uma pasta sem flúor e própria para cães. As versões com essa substância prejudicam os bichinhos quando engolidas. Para facilitar a tarefa, existem opções sabor carne e frango, além de escovas apropriadas: algumas com cabo e outras do tipo dedal, na qual o próprio dono pode massagear a gengiva de seu pet.

Hoje, o mercado oferece a ração seca, que diminui o acúmulo de tártaro por promover o atrito entre os dentes durante a mastigação. Além dela, uma solução que pode ser adicionada à água dos cães auxilia a limpeza bucal e a diminuição do mau hálito. Apesar da praticidade, fica o alerta: a escovação não pode ser substituída.

A limpeza dentária deve ser feita uma vez ao dia. Uma sugestão é associar o momento da escovação à hora do passeio. Quem nunca notou um cão com a cauda abanando quando vê sua coleira? Pois bem, aproveite a empolgação de seu amigo e faça o processo antes de levá-lo para caminhar. Esse condicionamento o deixará feliz mesmo quando a pasta de dente estiver por perto. 
Dicas como essas deixarão o seu bichinho sempre saudável, estimulando o seu bem-estar e o sorriso de quem o ama. Nunca é tarde para adotar um novo hábito, não é mesmo? Comece hoje!

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário