segunda-feira, 8 de outubro de 2012

. Dá para fritar o ovo sem óleo? Dá. Se você tiver uma frigideira com uma boa capacidade antiaderente, a gordura do próprio ovo será o bastante para fritá-lo. Uma alternativa é preparar um ovo poché pingando um pouco de água na panela no lugar do óleo. Se quiser, coloque um pouco de sal nessa água para temperar. 

. Será que alguém preocupado com uma dieta saudável pode se dar ao luxo de comer uma fritura de vez em quando? 
Claro que sim! Só de vez em quando, em porções moderadas, não há problema, desde que sua saúde esteja em ordem. A restrição total de frituras só vale para quem precisa perder peso ou diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no organismo. 

. Será que é mesmo proibido reutilizar um óleo vegetal de boa qualidade? 
Não há exceção para a regra que proíbe a reutilização de óleos. O mais saudável deles se torna nefasto se é usado mais de uma vez. As substâncias que protegem a saúde vão para o espaço na primeira utilização e, de quebra, surgem outras, potencialmente perigosas. Uma delas é a croleína, que agride as mucosas de todo o organismo, o que pode ser o estopim de um câncer com o tempo. 

. Será que qualquer tipo de azeite de oliva protege o coração do mesmo jeito? 
Os óleos de oliva que beneficiam para valer o sistema cardiovascular são os identificados como "virgem" ou "extravirgem". É que, além de conter a saudável gordura monoinsaturada, eles abrigam um amontoado de antioxidantes naturais, que, por sua vez, derrubam os radicais livres que participam da instalação de placas de gordura nas artérias. Os azeites que não são 100% puros, também chamados de refinados, têm apenas uma pitada dessas moléculas.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário