sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Para garantir sempre uma rotina agradável ao seu pet, é fundamental oferecer a ele uma dieta nutritiva e também exercitá-lo diariamente. Portanto, comprar uma boa ração não basta. A nossa correria cotidiana afeta - e muito - o dia a dia dos nossos amigos de pelos e patas. A agenda do dono cheia de compromissos implica em menos tempo para passeios e brincadeiras. E a situação se agrava com a falta de espaço nos apartamentos, opção de moradia cada vez mais difundida nos grandes centros brasileiros, para as estripulias. Pense em áreas para os bichos, dentro e fora de casa, planeje rotas na rua e objetos para estimulá-los. Ah, mais um motivo para dedicar tempo a eles: estudos mostram que pessoas que andam diariamente com seus cachorros, por exemplo, controlam melhor o consumo e o gasto calóricos.

A saúde do animal na velhice também é consequência direta de como lidamos com o calendário de vacinação e os tratamentos veterinários ao longo dos anos. São compromissos que previnem doenças graves no bicho e até na família, já que alguns problemas são transmissíveis para o homem. Outro hábito a ser lembrado é a escovação dentária dos pets. Embora muitos achem que ela seja exclusiva aos seres humanos, cães e gatos precisam ter suas presas limpas diariamente para evitar o acúmulo de bactérias e tártaro, que podem facilitar doenças nos rins e no coração. E o que dizer de vermes e pulgas? Esses parasitas causam transtornos inclusive em uma faixa etária avançada. A vermifugação a cada 6 meses e o uso mensal de antipulgas são medidas-chave para ter um companheiro forte por muito tempo. Esses e muitos outros cuidados importantes serão discutidos neste espaço.

Com atitudes simples e rotineiras, é possível investir na saúde e na qualidade de vida futura de todos os membros da família. E quando falamos em planejamento familiar nunca podemos nos esquecer de incluir nossos melhores amigos. Para você, que quer cuidar bem do seu bicho ou está pensando em ter um, fica aqui o convite para acompanhar esta coluna quinzenal. Aproveite para comentar os textos e enviar dúvidas.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário