segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Os chutes, os socos e as joelhadas dessa luta trazem mais benefícios do que muita gente imagina e podem ser praticados por todas as faixas etárias. Também conhecida como boxe tailandês, essa arte marcial utiliza oito armas de combate: punhos, cotovelos, joelhos e canelas. Com diversos aficionados mundo afora, é reconhecida como uma das lutas mais difundidas, com campeonatos, federações organizadas e muitos atletas profissionais mundo afora. No Brasil, porém, a modalidade só ganhou destaque mais recentemente, com a adesão de celebridades do meio artístico. Apresentadoras e atrizes passaram a creditar ao esporte o corpo escultural e a saúde de ferro.

As aulas duram entre uma hora e 90 minutos e se destacam pelo dinamismo e divertimento. Diferentemente da musculação, que prima por séries repetitivas, os treinos do muay thai envolvem rotinas diversas de golpes e outros exercícios físicos, como corrida, flexões e abdominais. "Essas atividades aeróbicas melhoram o condicionamento físico e fortalecem toda a musculatura", explica o mestre Nelsimar dos Santos, presidente da Federação de Muaythai Tradicional do Estado do Rio de Janeiro. Vale acrescentar o ganho psicológico da prática marcial. "Quando você consegue enfrentar um adversário dentro das regras da luta, fica mais fácil encarar a sua vida, o desafio de uma faculdade, de um relacionamento, do trabalho", enaltece José Danielton

Seis benefícios 
1 -
 O suadouro garante a queima de muita energia. Dependendo do estágio e do preparo físico, o gasto chega até a 1 500 calorias por aula. Segundo os especialistas, a média de iniciantes fica na casa de 750 calorias por sessão. 

2 - O coração sai ganhando: os chutes e os socos dilatam os vasos sanguíneos. Daí mais oxigênio e nutrientes passeiam pelo corpo. As câmaras cardíacas, exigidas, ficam fortes. 

3 - Os músculos também se beneficiam. Mas, diversamente de outros exercícios localizados, o muay thai prepara o corpo de uma forma global. Há um aumento do tônus e da resistência muscular. 

4 - O treinamento exige bastante da região central do corpo, principalmente do core, grupo de músculos situados no abdômen que dá sustentação à coluna vertebral. O core fortalecido garante uma ótima postura. 

5 - Os golpes estimulam a amplitude dos movimentos, o que requer um bocado de precisão e elasticidade. A coordenação motora e a flexibilidade são aprimoradas — até mesmo nas tarefas do dia a dia. 

6 - O boxe tailandês traz inúmeras benesses à cabeça. Além de extravasar a tensão, o muay thai ajuda seus praticantes a encarar os desafios. As aulas também são ótimas para a socialização.

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário